20.6.11


As cores a nosso favor.



As cores têm o poder de influenciar diretamente nosso comportamento e humor, mas isso depende de fatores culturais e ambientais de cada pessoa, já que em outras culturas as cores podem expressar sentimentos totalmente opostos, como no Japão a cor branca simboliza a morte. Mas existem estudos importantes que indicam as propriedades psicológicas das principais cores e suas combinações mais acertadas.

Muitas cores tambem se marcaram por famosos estilistas, conseguindo fazer tais cores serem lembradas por coleções passadas ganhando seus nomes como Vermelho Valentino, Pink Schiaparelli, Laranja Hermès, Verde Carven, Preto Japonista, Branco Calvin Klein e Azul Tiffany, é importante entender que imagem essas marcas querem passar para o mercado através das cores que escolheram para representa-los.

O Vermelho, com V de Valentino:

Símbolo da paixão ardente e desenfreada, da sexualidade e do erotismo, a cor mais sensual de todo o círculo cromático, o vermelho é a única cor brilhante de verdade e pura em sua composição. Associada ao calor, de tal maneira que é possível se sentir mais aquecido em um ambiente pintado de vermelho, embora objetivamente a temperatura não tenha variado.
Desde os primeiros dias de trabalho na maison Dessès, Valentino se encantou pelo vermelho e fez da cor uma de suas assinaturas - na época, freqüentava a Ópera de Barcelona e notou a força do vermelho nos figurinos: ao lado do preto e do branco, não havia, para ele, cor mais bela que o vermelho. E dele nunca mais se separou.


Laranja Hèrmes foi adotado nas embalagens da marca durante a Segunda Guerra mundial, os corantes estavam em escassez e o único disponível era na cor laranja. O Sucesso foi tanto que a Hèrmes resolveu lançar produtos no mesmo tom das famosas caixas. A cor é quente em todos os seus tons, vivo, alegre, estimula a mente e a criatividade. Por chamar atenção, pode deixar as pessoas eufóricas se for usado em excesso num ambiente, então dependendo do local e do tipo de uso. Transmite força, curiosidade, otimismo, expansão e equilíbrio emocional. Usadas em tonalidades mais suaves, representa amor e afetividade. Pode ser utilizada em ambientes de criação e estudos, locais religiosos ou em salas de jantar, pois estimulam o apetite.



A cor verde também ficou famosa com o VERDE CARVEN que chegou com tudo logo após a Segunda Guerra, Madame Carven na década de 40, criou um vestido branco com listras verdes para o alto verão e seguindo a mesma estampa e cor, a embalagem de seu perfume, a Carven lançou o tom verde que se tornou marca registrada de sua Maison.

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O verde é a cor mais tranqüila e sedativa de todas. É a cor da calma indiferente: não transmite alegria, tristeza ou paixão. A cor mais descansada para o olho humano e que tem poder de cura. O Verde fica melhor em mulheres de pele dourada e combina muito bem com cores neutras.



O Azul Turquesa ou Azul Tiffany, em 1837 a loja passou a usar a cor para sua tradicional caixa, a blue box marca registrada da empresa. A cor Tiffany Blue passou a garantir que os embrulhos das caixas fossem reconhecidos a muitos metros de distancia. Depois que Audrey Hepburn. apareceu no filme "Bonequinha de Luxo" tomando café da manhã em frente a loja Tiffany & Co a famosa Blue Box passou a ser objeto de desejo de milhares de mulheres pelo mundo todo.

O Azul é uma cor reservada e entra dentro das cores frias. Expressa muita fidelidade. Também remete harmonia, amizade, serenidade, sossego, verdade, dignidade, confiança, masculinidade, sensualidade e comodidade.

Se for muito pálido pode inspirar frescor e incluso frio. Se for intermediário, dá a sensação de elegância, de frescor. Se for escuro dá a sensação de espiritualidade, de seriedade, de responsabilidade.
É uma cor que influencia sobre o apetite, diminuindo este, certamente porque não há nenhum alimento azul na natureza, por isso não é aconselhável seu uso para uma página sobre receitas de cozinha ou produtos alimentícios.



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