31.5.10

Prazer, Xadrez!

Faz pelo menos 4 temporadas que eu escuto falar que o Xadrez está na moda. Esses dias na faculdade percebi que minha professora de HISTÓRIA da Moda não sabia muito sobre essa estampa tão famosa (percebi porque ela fala pra cacete sobre o que ela sabe ou pensa que sabe e sobre o xadrez ela apensas escreveu qualquer coisa em um caderninho).
Tudo bem, Santa Chanel perdoa (eu não, to longe de ser santificada), mas se ela estivesse aqui hoje e você não soubesse sobre o xadrez certamente ela diria: "Joga no Google!".
Então vamos a aula:

O xadrez surgiu na Escócia no século XIX para o Tartã. Para quem não sabe, o Tartã é um tecido de lã com trama fechada, gramatura leve e possui padrões diferentes usados para identificar os clãs da Escócia. O tecido possui listras diferentes que se cruzam criando desenhos em xadrez de várias larguras. Na Idade Média era colorido com pigmentos naturais de amoras, morangos e framboesas.

Depois cada clã começou a adotar um tipo diferente de Xadrez para diferenciar suas famílias, cada família (isso até hoje) possui vários tipos de xadrez, um para cada ocasião diferente, como festas, passeios, trabalhos....

Foi Chanel que trouxe para as mulheres, o Tartã. Na década de 70, com o surgimento dos punks, o xadrez foi usado como detalhes e tinha a intenção de ironizar e romper com os ícones culturais, exigindo mudanças sociais e comportamentais. Nos anos 80 vários estilistas famosos lançaram calças nessa padronagem, entre eles a inglesa Vivienne Eastwood.



VICHY
Nome de um balneário na França, famoso por ser o centro de produção de tecidos axadrezados (em quadrados grandes e pequenos) com duas cores contrastando. É o típico xadrez de toalhas de mesa das cantinas italianas. Entrou na moda no corpo de Brigitte Bardot, quando ela posou com biquíni nesta estampa e também por causa do vestido com que se casou, em 1959, com Jacques Charrier. Usado como marca registrada de uma rede popular de lojas francesas, a Tati, o xadrez acabou nos desenhos do estilista Azzedine Aläia nos anos 1980, influenciando a moda até hoje.



MADRAS
Padrão xadrez originário da cidade de Madras, na Índia, usado pelos pescadores. Caracteriza-se pelo desenho irregular, misturando listras horizontais e verticais de várias espessuras e cores vibrantes como pink, açafrão, azulão, roxo e laranja. Foi muito utilizado, no século 19, em lenços e xales. Nos anos 1970, estampou saias longas e batas com fio metálico na composição. É é um xadrez que se presta para qualquer formato de roupa, especialmente camisas masculinas e femininas.


ARGYLE
Argile é um desenho com padrão de losangos multicoloridos, inspirados no tartan do clã escocês Argyle. É um padrão clássico para suéteres e meias masculinas. Inicialmente tricotado à mão na Grã-Bretanha, chegou à moda através de meias masculinas e se estendeu a outras peças do guarda-roupa, especialmente na malharia. Foi febre nos anos 1930. A moda recuperou o desenho e hoje pode estampar um tricô formal e também aceitar interferências bem radicais.


Bom, agora que você já conhece o xadrez, escolha seu preferido e abuse dessa estampa tão bacana!

Beijos, Boa Semana!!

2 comentários: